Subscribe:

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vitaminas B afasta o mosquito da dengue?

A dengue constitui-se em um desafio para a saúde pública mundial. No Brasil, as condições climáticas e ambientais favorecem a manutenção do vetor no ambiente, o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos quatro tipos virais da doença que circulam no país.

Com a chegada do verão, quando o clima favorece a multiplicação do mosquito transmissor da dengue, várias estratégias são criadas no intuito evitar a doença. Recentemente a prevenção caseira contra o "Aedes aegypti" fez crescer em farmácias do Rio de Janeiro a procura por repelente de insetos e frascos de vitamina do Complexo B, que supostamente evita a picada de mosquitos.

Os especialistas alertam para os efeitos colaterais do uso constante da vitamina do Completo B. Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também (que têm cheiro eliminado pela pele) - não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum. Essa medida não livra a pessoa dos cuidados que ela deve ter com a sua residência para evitar a proximidade com o mosquito.

Ainda, os indivíduos que utilizarem de forma abusiva vitaminas do complexo B podem apresentar algumas reações adversas como: prurido, sensação de calor, palpitações, piora do Acne Vulgar, alteração do sono e irritabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários